Sobre o EP

O que é um EP?

Você já deve ter se acostumado a ler que alguém está prestes a lançar um EP, não é mesmo? Mas alguém já parou pra pensar no que é um EP, afinal? Para elucidar este enigma, vamos estudar a história das gravações fonográficas.

No início, era o silêncio. E então, em 1877, Thomas Edison (sempre ele) conseguiu gravar pela primeira vez a voz humana, usando um fonógrafo e um cilindro embrulhado em folha de estanho. A gravação era dele mesmo, cantando ?Mary had a little lamb?.
O tempo foi passando e muita gente tratou de aperfeiçoar a idéia de Edison. A indústria fonográfica já produzia discos no começo do século XX, até que em 1949 foi criado o primeiro disco de vinil.

Os discos de vinil tiveram vários formatos:
 - 78 RPM (rotações por minuto), um disco de 10 polegadas de diâmetro mais pesado e facilmente quebrável, não teve sucesso e parou de ser produzido em 1960.

- LP (Long Play): reproduzido em 33 1/3 RPM, de 12 polegadas de diâmetro. Se na época de Edison não se conseguia mais do que quatro ou cinco minutos de gravação, a evolução da indústria trouxe o LP, basicamente um disco de longa duração. Os LPs tornaram-se populares no mundo todo e itens de colecionadores hoje em dia.

- Single: compacto simples, com um fonograma em cada lado, reproduzido a 45 RPM. No lado A, a faixa de destaque promovida pela gravadora. No lado B, uma música mais desconhecida para ocupar espaço e divulgar mais um trabalho do artista.

- EP (Extended Play): compacto duplo (com dois fonogramas em um dos lados ou em ambos) reproduzido em 45 RPM, com 7 polegadas de diâmetro. O EP é um single com extensão, com mais faixas. Um meio termo entre o single e o LP.

Nos anos 80, o vinil deu lugar para o CD (compact disc), mas as denominações de single e EP continuaram valendo ? mesmo sem a existência física de um lado A ou de um lado B. Sendo assim, um CD ,um CD-R, ou até mesmo um K7 também podem ser um EP!

Mais algumas siglas e abreviaturas


-CD – Compact disc -Disco compacto
-MC – Cassette
-LP –Long play- Disco Vinil (�Album, 12" ou single)

------------------------------------------------------------------------------------

EP :: Joe Kickass - Let Me Introduce

 

 

Joe traz oldskul Rap .. esse foi o seu Ep de estreia, ja com algum tempo ai .. dope shit .. curtam ..









Tracklist:
01. More Or Less
02. Akula
03. Captain Rod
04. Shirlyn
05. Gladys
06. Joe Goes Africa (Bonus)